
08/06/2021 Globo sobre o caso Proconsult | Observatório da Imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/ 1/6

terça, 08 de junho de 2021
ISSN 1519-7670 - Ano 21 - nº 1140

Jornal de Debates

Globo sobre o caso Proconsult
Edição 283

por Ali Kamel

29 de junho de 2004

   

A TV Globo e O Globo jamais contrataram os serviços da Proconsult. Desde o dia da eleição, até o fim da apuração, O
Globo deu manchetes atribuindo a vitória a Leonel Brizola. Jamais disse em manchete ou em título interno que Moreira
Franco ganharia a eleição. A TV Globo previu a vitória de Brizola já no dia da eleição, com a divulgação da pesquisa de
boca-de-urna do Ibope dando a vitória de Brizola por cinco pontos percentuais. Esta é a única verdade. Nos dias
subseqüentes, divulgou os resultados oficiais do TRE e os da apuração paralela do Globo, que apresentava números
defasados em relação à apuração paralela da Rádio Jornal do Brasil. Mas, já no dia 18 de novembro, fazia projeções que
davam a vitória a Brizola. Vamos aos fatos:

1. Em 1982, a eleição ainda era em cédulas, mas, pela primeira vez, a totalização dos votos seria informatizada. Seis
estados, entre os quais São Paulo e Minas, contrataram o Serpro, uma estatal, para fazer o trabalho. O TRE do Rio de
Janeiro foi o único a contratar uma empresa privada, a Proconsult. Ela trabalhou exclusivamente para o Tribunal.

2. Naquele ano, a TV Globo sequer possuía computador, aqueles girantes que chamávamos de "mainframe". Como a
eleição era nacional, era operacionalmente impossível montar um esquema próprio de apuração em todos os estados.
Optou-se então pelo estabelecimento de parcerias com os jornais impressos. No Rio de Janeiro, o parceiro foi O Globo;
em São Paulo, O Estado de S. Paulo.

3. O Globo desenvolveu um sistema próprio, sem qualquer vinculação com a Proconsult. Estagiários foram contratados
para, durante a apuração, trabalhar nas zonas eleitorais de todo o estado. As mesas apuradoras, depois de contar os
votos, registravam tudo em boletins, que eram depois afixados em lugar visível. A tarefa dos estagiários do Globo era
copiar todos os dados dos boletins: os votos para todos os candidatos a vereador, deputado estadual, deputado federal,
senador e governador. Os dados eram enviados por carro ou moto para a sede do jornal, onde eram digitados para
alimentar os computadores. Montou-se uma central com quatro computadores, 64 terminais e 380 digitadores. Era um
trabalho hercúleo, já que os votos dos milhares de candidatos tinham de ser digitados um a um. Como era um jornal
impresso, O Globo se interessava em publicar a relação dos votos dados a cada candidato. Faz isso até hoje. Isso atrai
leitura, pois todos querem saber como anda o candidato em que votaram.

4. O esquema foi montado, no entanto, para ser eficaz para um jornal impresso, cujo fechamento, à época, se dava às
onze da noite. Durante a rodada, faziam-se duas ou três atualizações. Para isso, bastava que houvesse uma única
totalização por dia. Os computadores eram alimentados e o programa rodava perto do fechamento. Estávamos ainda na



https://www.projor.org.br/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/category/jornal-de-debates/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/edicao/283
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/autor/ali-kamel/
https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/
https://twitter.com/intent/tweet?text=A%20TV%20Globo%20e%20O%20Globo%20jamais%20contrataram%20os%20servi%C3%A7os%20da%20Proconsult.%20Desde%20o%20dia%20da%20elei%C3%A7%C3%A3o,%20at%C3%A9%20o%20fim%20da%20apura%C3%A7%C3%A3o,%20O%20Globo%20deu%20manchetes%20atribuindo%20a%20vit%C3%B3ria%20a%20Leonel%20Brizola.%20Jamais%20disse%20em%20manchete%20ou%20em%20t%C3%ADtulo%20interno%20que%20Moreira%20Franco%20ganharia%20a%20elei%C3%A7%C3%A3o.%20A%20TV%20Globo%20previu%20a%20vit%C3%B3ria%20de%20Brizola%20j%C3%A1%20[%E2%80%A6]&url=http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/
https://www.linkedin.com/sharing/share-offsite/?url=http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/&title=Globo%20sobre%20o%20caso%20Proconsult&summary=A%20TV%20Globo%20e%20O%20Globo%20jamais%20contrataram%20os%20servi%C3%A7os%20da%20Proconsult.%20Desde%20o%20dia%20da%20elei%C3%A7%C3%A3o,%20at%C3%A9%20o%20fim%20da%20apura%C3%A7%C3%A3o,%20O%20Globo%20deu%20manchetes%20atribuindo%20a%20vit%C3%B3ria%20a%20Leonel%20Brizola.%20Jamais%20disse%20em%20manchete%20ou%20em%20t%C3%ADtulo%20interno%20que%20Moreira%20Franco%20ganharia%20a%20elei%C3%A7%C3%A3o.%20A%20TV%20Globo%20previu%20a%20vit%C3%B3ria%20de%20Brizola%20j%C3%A1%20[%E2%80%A6]&source=
mailto:email@email.com.br?&subject=Globo%20sobre%20o%20caso%20Proconsult&body=http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/


08/06/2021 Globo sobre o caso Proconsult | Observatório da Imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/ 2/6

pré-história da informática. Esse esquema revelou-se de pouca valia para a TV Globo, pois ela só tinha informação fresca
uma vez ao dia, e bem tarde. O esquema poderia funcionar para um jornal impresso, mas estaria fadado a dar errado
para uma emissora 

de televisão.

5. A Rádio Jornal do Brasil, montou esquema mais modesto e, por isso, mais ágil. Reuniu também estagiários e os
mandou também para as zonas eleitorais. Com um detalhe: em vez de anotar os votos em cada candidato a vereador,
em cada candidato a deputado estadual, em cada candidato a deputado federal, em cada candidato a senador e em
cada candidato a governador, de cada partido, o estagiário se concentrava apenas nos votos dados aos candidatos a
senador e governador. E repassava os dados por telefone público. A cada estagiário foi dado um saco de fichas
telefônicas (para os mais novos: eram como moedas, 

não havia cartões como hoje).

6. Como se tratava de uma rádio all news, tinha-se a necessidade de dados o tempo todo. Para isso, foi montado um
esquema que permitia totalizações freqüentes.

7. No dia 16 de novembro de 1982, um dia depois da eleição, e já com os votos sendo contados, a manchete de primeira
página do Globo era: "Ibope aponta vitória de Brizola". No texto, está dito: "A última pesquisa do Ibope antes das
eleições, divulgada ontem, prevê a vitória do candidato do PDT, Leonel Brizola, com 31,3% dos votos. Moreira Franco, do
PDS, obteve o segundo lugar, com 26,8%; Miro Teixeira, do PMDB, 14,1%; Sandra Cavalcanti, do PTB, 8,9% e Lysâneas
Maciel, do PT, 3%". No dia 17 de novembro, a manchete de primeira página do jornal era: "Brizola lidera no Rio e na
Baixada". No dia 19: "Acelera-se a apuração na capital: Brizola mais perto de Moreira". No dia 20: "Brizola avança no Rio;
interior quase no fim". Está tudo nos arquivos do Globo, mas, para os mais paranóicos, nos da Biblioteca Nacional
também.

8. A TV Globo não agiu diferente. No dia 15 de novembro, no momento em que a 

legislação eleitoral permitia a divulgação das pesquisas de boca de urna, Carlos Monforte anunciou em rede nacional:
"Para o Rio de Janeiro, a pesquisa IBOPE dá exatamente a vitória para o PDT de Leonel Brizola com a margem de 5% de
diferença do 2º colocado, o candidato do PDS Wellington Moreira Franco". Aparecia, então, uma arte, com a foto dos
candidatos, com Monforte narrando em off: "No Rio, a pesquisa IBOPE dá a vitória a Leonel Brizola do PDT com 31,3%
dos votos; em segundo lugar, Moreira Franco,do PDS, com 26,8%. Indecisos no Rio de Janeiro eram 9,7%". No Jornal
Nacional do dia 16, Sérgio Chapelin deu os primeiros resultados, com Brizola momentaneamente na frente: "A apuração
oficial no Rio foi muito lenta hoje. Várias cidades no interior do estado só começaram a contar os votos à tarde. As
primeiras urnas demoraram até quatro horas para serem apuradas. Até o momento, está na frente o candidato do PDT,
Leonel Brizola. Em segundo, está o candidato do PDS, Moreira Franco. E, em terceiro, o candidato do PMDB, Miro
Teixeira. Brizola está vencendo a eleição em Nova Iguaçu e São João de Meriti. Moreira Franco tem ligeira vantagem nas
outras cidades do interior, em Niterói e em São Gonçalo".

9. Com manchetes como aquelas, que contribuição à fraude poderiam ter dado as Organizações Globo?





08/06/2021 Globo sobre o caso Proconsult | Observatório da Imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/ 3/6

10. No dia 17 de novembro, já era patente que algo ia errado com a apuração dos votos. O ritmo era lento, os votos
contados eram em sua maioria do interior e Moreira Franco aparecia, na contagem oficial, à frente de Brizola. Apesar
disso, devido às projeções, as manchetes do Globo, baseadas em projeções, continuavam a apontar a vitória de Brizola. A
Globo não tinha outros números a divulgar senão os do TRE e os do Globo, que davam Moreira na frente, porque as
urnas do interior, onde Brizola tinha menos votos, eram contadas mais rapidamente. No terceiro dia da apuração, no dia
18 de novembro, Leonel Brizola convocou a imprensa internacional para uma entrevista. Em vez de responder aos
repórteres, bem ao seu estilo Brizola começou a entrevista fazendo uma pergunta: "Os senhores não acham estranho
que no terceiro dia de apuração só haja 200 urnas apuradas"? Depois, Brizola se disse "apreensivo, preocupado e
angustiado em relação à possibilidade de fraude na apuração". E afirmou: "Só a fraude ameaça a nossa vitória". E criticou
o trabalho das Organizações Globo, dizendo que ao divulgar números diferentes de outros veículos de comunicação,
ajudava a criar um ambiente favorável à fraude: "Notamos uma angústia muito grande devido a dados que se
contradizem com os resultados oferecidos por outros meios de divulgação. E isso vem gerando um ambiente de muita
confusão". Aqueles, no entanto, eram os únicos números que a TV Globo tinha e, já desde daquele dia, passou a divulgar
projeções dando a vitória de Brizola. O Jornal Nacional daquele dia divulgou a entrevista de Brizola aos correspondentes
estrangeiros.

11. No mesmo dia, ao tomar conhecimento das críticas de Brizola, Armando Nogueira, então diretor da Central Globo de
Jornalismo, convidou-o para uma entrevista no programa diário Show das eleições, que ia ao ar às dez e meia da noite.
Brizola exigiu que a entrevista fosse ao vivo e que tivesse no mínimo vinte minutos, o que foi aceito prontamente,
porque era, desde o início, a idéia de Armando. A entrevista acabou tendo meia hora e, com ela, Brizola amplificou para
todo o Brasil, em horário nobre, suas suspeitas de fraude. Foi na Globo, por iniciativa dela e graças à sua enorme
audiência, que o país tomou conhecimento das suspeitas do candidato. Na entrevista, Brizola voltou a se queixar do fato
de que a TV Globo divulgava resultados defasados, mas, em momento algum, acusou a Globo de estar por trás de uma
trama para fraudar as eleições. Em dado momento, Armando Nogueira perguntou: "Estamos acompanhando aqui a sua
entrevista, com natural interesse, e a certa altura pareceu que o senhor ficou preocupado, em dado momento da
apuração, com a correção do trabalho dos profissionais da Rede Globo, entre os quais eu figuro, humildemente, mas
com muito orgulho. E eu perguntaria ao senhor, governador, se é justo que profissionais com um passado, alguns com
um futuro, quase todos com um futuro, devam merecer, numa hora de paixão, um tratamento tão rigoroso da parte de
um homem público, por parte de quem a gente tem um apreço. Eu gostaria de fazer esta pergunta, que ela é quase
pessoal. O senhor me desculpe introduzir uma pergunta pessoal, mas em nome de cerca de dois mil jornalistas… E eu me
sinto no dever de fazer essa pergunta ao senhor". Brizola respondeu: "Perfeito. Com muito carinho, com muito prazer,
Armando. Sabe que eu dou essa resposta com aquela franqueza que me caracteriza não é verdade? E nós devemos
sempre usar esse método da franqueza, da lealdade. Eu registrei o que era real. Eu não cheguei a entrar no mérito. Eu
não cheguei, de forma nenhuma, a considerar que tivesse havido má-fé. Não cheguei, absolutamente. Eu registrei uma
situação real existente aqui no Rio de Janeiro e também os meus próprios sentimentos. Porque eu senti o nosso Rio, no
conjunto, desmerecido. Chegava a ser anunciado: ‘Olha, logo em seguida, vem o Rio de Janeiro!’ E depois vinha o Acre,
vinha Rondônia, e nada. Então, eu registrei isto: é que faltava essa informação’ [Brizola referia-se à escassez de dados
sobre o Rio, já que as apurações do TRE eram lentas e a totalização do Globo acontecia apenas uma vez por dia]. ‘Agora,
pode ser que tenha entupido… os canais tenham se entupido aí. Havia dificuldades… Porque numa organização grande é
assim, às vezes o gigantismo‚ uma doença das organizações. Isto pode acontecer, isto pode ocorrer. Isto sem desmerecer
os profissionais, não é verdade?"

12. Brizola estava sendo irônico, mas o diagnóstico dele era preciso: os canais se entupiram. A TV Globo divulgava os
números do jornal O Globo, que, como já disse, fazia uma coleta completa, registrando o voto dado a cada candidato, de
vereador a governador. Cada mapa preenchido pelos estagiários tinha cerca de mil números (é preciso ter me conta que
se registrava o voto em cada candidato a todos os cargos eletivos de todos os partidos). O processo era longo,
demorado. O estagiário da Rádio Jornal do Brasil coletava uma quantidade muito menor de números: os votos para os
cinco candidatos ao governo do estado e ao Senado. Era muito mais ágil e eficiente. No interior, o enorme trabalho das





08/06/2021 Globo sobre o caso Proconsult | Observatório da Imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/ 4/6

equipes do Globo foi facilitado pelos juízes eleitorais, que permitiam que se fizessem cópias xerox dos mapas para que
os números pudessem ser mais facilmente copiados nas planilhas. Na capital, dado o clima de paixão, os juízes só
autorizavam que os mapas fossem copiados onde estavam, pendurados nas paredes, sem a possibilidade de se obter
uma cópia. Para o estagiário do Globo, o trabalho era insano. O resultado foi ineficiência e atraso. Daí porque os votos
do interior saíam com mais rapidez.

13. No dia 24 de novembro, o senador Saturnino Braga, da tribuna do Senado, fez um discurso acusando a Proconsult
de tentar fraudar as eleições, com o apoio das Organizações Globo. Foi a primeira e única vez que um ataque infamante
como aquele fora feito de maneira direta, sem a apresentação de provas e quando a vitória de Brizola já era dada como
certa.

14. No dia seguinte, Iran Frejat, que era o responsável pelos trabalhos de apuração do Globo, tendo sido o responsável
pelo modelo de cobertura e pela central de computadores do jornal, escreveu uma carta aberta a Saturnino, rebatendo
as acusações. O jornalista, que era irmão de José Frejat, candidato a deputado pelo partido de Brizola, apresentou-se
como eleitor de Saturnino e Brizola e rechaçou, de modo apaixonado, todas as acusações.

15. No dia 27 de novembro, o Jornal do Brasil denunciou que, juntamente com a Rádio Jornal do Brasil, havia sofrido
pressões da Proconsult, por meio de seu vice-presidente, Arcádio Vieira, para mudar os resultados que vinha divulgando.
O JB informou que recusara oferta de Arcádio para que usasse os números da Proconsult e que demitira seu gerente de
Métodos e Sistemas, Tadeu Lanes, que se mostrara receptivo aos argumentos do executivo da Proconsult. Basta consultar
os arquivos dos jornais da época.

16. O TRE, no mesmo dia, pediu abertura de inquérito na Polícia Federal e aprovou a realização de uma auditoria técnica
na Proconsult. Dois dias depois, a divulgação de boletins do TRE sobre as eleições no Rio foi suspensa.

17. Em 4 de dezembro, a auditoria do Serpro entregou o seu relatório ao TRE, apontando inúmeros erros de
procedimento da Proconsult e mostrando que a totalização de votos tinha sido mal planejada. Naquele dia, o TRE não
divulgou o relatório do Serpro, limitando-se a divulgar nota considerando a Proconsult apta a retomar os trabalhos de
totalização, depois das medidas corretivas sugeridas pelo Serpro.

18. No dia 13 de dezembro, o TRE divulgou o resultado final das eleições no Rio: Leonel Brizola venceu com 1.709.264
votos (34,2%) contra 1.530.728 (30,6%) de Moreira Franco.

19. No dia 16 de dezembro, o Serpro divulgou o relatório entregue ao TRE onze dias antes. A leitura do relatório deixa
claro que a auditoria apontou erros de procedimento, fez uma série de recomendações e, ao fim, concluiu: "É de se
admitir que, se forem mantidas as condições de trabalho hoje observadas, isso é, for assegurado o mesmo grau de
confiabilidade dos programas ora verificado, for mantida a integridade dos arquivos e consistência dos dados, e forem
adotadas as recomendações acima, os serviços de totalização das eleições de 15 de novembro de 1982 no Estado do Rio
de Janeiro poderão ser levados a bom termo. Este é o nosso parecer".

20. No mesmo dia, o promotor Celso Fernando de Barros requisitou ao TRE nova perícia na Proconsult para determinar
por que a Proconsult errara tanto. O tribunal, por unanimidade, recusou o pedido. Na ocasião, o desembargador Jalmir
Gonçalves da Fonte, coordenador da comissão de apuração, declarou: "Nada disso evidencia que os erros foram





08/06/2021 Globo sobre o caso Proconsult | Observatório da Imprensa

www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/globo-sobre-o-caso-proconsult/ 5/6

intencionais. Foram erros humanos atribuídos ao açodamento dos serviços e à exaustão das pessoas, a ponto de ser
necessário afastar os técnicos, não por suspeita, mas por entender que já estavam cansados. Foram todos erros naturais,
erros humanos e que já tinham sido corrigidos quando começou a auditoria".

21. No dia 7 de janeiro de 1983, a Polícia Federal divulgou suas conclusões sobre o inquérito da Proconsult. No relatório,
está dito que "a Proconsult não praticou fraudes na computação dos votos", cometendo apenas "pequenas falhas".

22. Se a Proconsult é inocente ou não, infelizmente ninguém pode dizer com certeza. Afirmar, porém, que as
Organizações Globo tentaram fraudar as eleições é infâmia, calúnia e difamação. Se o esquema de totalização de votos
do Globo se mostrou ineficiente, as manchetes do jornal dando a vitória a Brizola e o acolhimento irrestrito e imediato,
pela Globo, em horário nobre, das denúncias de Brizola foram um antídoto contra a fraude. Tudo o que aqui está
exposto está documentado. Temos os recortes de jornais, as fitas de vídeo.

******

Diretor-executivo de Jornalismo da TV Globo

  Receba notícias em seu e-mail

Seu e-mail

Ali Kamel

ARTIGOS RELACIONADOS

Aos leitores
Os artigos publicados nesta página não refletem necessariamente uma opinião do Observatório da Imprensa, já que somos um fórum de opiniões. Procuramos publicar os
textos recebidos como parte de nosso compromisso com a diversificação das fontes de informação. Como ninguém é dono da verdade, a melhor forma de buscar a
objetividade é através do contato com perspectivas e opiniões diferenciadas, o que nos permite neutralizar o discurso do ódio e da intolerância.

ARTIGOS RECENTES

SUBSCREVER

VER OUTRAS PUBLICAÇÕES DO AUTOR

Brasil Paralelo e a revisão da
nossa História



http://www.observatoriodaimprensa.com.br/autor/ali-kamel/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/autor/ali-kamel/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/brasil-paralelo-e-a-revisao-da-nossa-historia/
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/jornal-de-debates/brasil-paralelo-e-a-revisao-da-nossa-historia/

